QUEM SOMOS
Mawaca é um grupo musical de São Paulo que pesquisa e recria, em arranjos próprios, a música das mais diversas culturas do mundo.
Dirigido por Magda Pucci, desde sua fundação em 1993, o grupo é formado por um grupo vocal que interpreta canções em mais de 20 línguas e as cantoras Angélica Leutwiller, Cris Miguel, Cristina Guiçá, Magda Pucci, Rita Braga, Sandra Oakh e Zuzu Leiva são acompanhadas por um grupo instrumental acústico: acordeon (Gabriel Levy), violoncelo e flauta (Ana Eliza Colomar), sax soprano (Ramiro Marques), contrabaixo (Ricardo Zohyo), além dos instrumentos de percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembe africano, berimbau, vibrafone, pandeiros diversos (Armando Tibério e Valéria Zeidan).
O repertório do grupo é formado por músicas de diversas partes do globo: Mediterrâneo, Bálcãs, Japão, África, Oriente Médio, entre outras, e mais recentemente com especial foco para as músicas indígenas brasileiras. São temas tradicionais que revelam a multiplicidade de sonoridades e musicalidades do mundo, buscando sempre estabelecer e revelar conexões com as musicalidades brasileiras.
Com arranjos inovadores e criativos, o Mawaca apresenta uma música vibrante, pérolas do repertório mundial que foram transmitidas de geração em geração pela tradição oral. As transcrições e arranjos desses temas ancestrais são realizados por Magda Pucci que, além de desenvolver a pesquisa de repertório, é também responsável pela direção musical do grupo.
Com oito álbuns, quatro DVDs: CD-Plus, astrolabiotucupira.com.br, Pra todo canto, Os Lusíadas, CD-Remix, Inquilinos do Mundo, Rupestres Sonoros, Ikebanas Musicais e dois livros: De todos os cantos do mundo e Contos Musicais, o grupo já se apresentou em diversos países como Alemanha, Espanha, Portugal, Grécia, França, Bolívia e China (três vezes), além de várias cidades brasileiras como Londrina, Campinas, Recife, Fortaleza, Garanhuns, São José do Rio Preto, Guarulhos, Franca, Bauru, Botucatu, Jundiaí, Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Cacoal, Parintins, dentre outras.
Prêmios
O Mawaca tem diversos prêmios. Ganhou três vezes o prêmio PPM – Profissionais da Música: em 2016, na categoria de melhor Grupo de Cultura Popular e em 2019 e 2020, na categoria de Melhor Grupo Vocal, além de ter ganho, em 2011, o prêmio de melhor performance no World Leisure Expo, em Hangzhou, China.
Intercâmbios Musicas
O grupo tem realizado intercâmbios musicais com músicos de diferentes localidades do mundo como Carlos Núñez (Galicia), We Like We[12] (Dinamarca), Uxía Senlle (Galícia), Né Ladeiras (Portugal), Sutari Band (Polônia), Yair Dalal (Israel), Sivan Perwer (Curdistão), Rinken Band (Japão), Ratnabali Adhikari (Índia), são alguns artistas que já estiveram em projetos com o Mawaca.
O Mawaca toca, com sua música, em questões que passam pelo pluralismo cultural. Assim, vem buscando sensibilizar seu público sobre questões ligadas à intolerância religiosa e étnica, valorizando as identidades e as especificidades dos povos. Sendo um grupo majoritariamente composto por mulheres, o fazer musical feminino está sempre presente no universo sonoro do grupo.
Veja o que falam sobre o Mawaca
Shows Internacionais
2000 – Brasil: Festival Internacional de World Music – SESC Vila Mariana
2001 – Brasil: Rock in Rio – Tenda Raízes
2002 – Espanha: Turnê em Etnosur, Suristan, Santiago de Compostela
2003 – Espanha: Sevilha – Womex – Festival de World Music
2006 – Alemanha: Berlim – Festival Popkomm
2007 / 2008: Bolívia – La Paz, Sucre e Santa Cruz de la Sierra – Festivais de teatro e de música
2010 – China: Universal Expo Shangai
2010 – Portugal: Festival de Serpa
2011 – China: Leisure Fair Festival – Hangzhou
2012 – Grécia: ISME – Congresso Internacional de Educação Musical em Thessaloniki com Antônio Nobrega e Yamandu
2013 – França – Festival du Chien Rouge – Les Cannets de Maures – Show Rupestres Sonoros