mawaca-logotipo.png

‘Pensando a Música no Mundo’ é o tema do curso que será dado por Magda Pucci, diretora musical do Mawaca

Que tal fazer uma viagem sonora pelo universo da música do mundo? Magda Pucci, diretora do grupo Mawaca, está preparando um curso onde os participantes poderão conhecer os ritmos do Ocidente e do Oriente que têm servido de inspiração para o Mawaca.

Quem faz e quem ouve música?  Quais são as suas funções? Onde estão as origens de alguns dos instrumentos musicais e seus entrelaçamentos? Como a música se estrutura e quais são suas formas de transmissão?

Responsável por um grupo conhecido por seu repertório trazido de países tão distantes e culturas díspares, Magda não poderia deixar de levar para este encontro gêneros como o raï argelino, as talas indianas, os sons produzidos pelo Coro das Mulheres Búlgaras, os cantos culturais da Mongólia e a música entoada em diásporas africanas, latinas e caribenhas; entre outros.

Durante 14 anos, Magda esteve no comando do programa ‘Planeta Som’ da Rádio USP, onde apresentava um repertório eclético que era resultado de suas pesquisas musicais do mundo, e agora traz ao público interessado sua experiência no assunto.

O curso propões estimular o ‘pensar sobre a música’, buscando formas de reflexão a partir da escuta de exemplos sonoros, a apresentação de vídeos e uma breve prática musical com os participantes.

Sobre Magda Pucci
Formada em Composição e Regência pela ECA-USP e mestre em Antropologia pela PUC-SP, Magda Pucci é líder do grupo Mawaca há 16 anos.

Doutoranda em Artes Criativas pela Universidade de Leiden, na Holanda, Magda é fundadora do grupo Mawaca e traz na bagagem experiências como a autoria de trilhas sonoras em montagens teatrais do grupo Teatro da Vertigem; do CPT do diretor Antunes Filho; e peças como ‘O Médico e o Monstro’ (dirigida por Marco Nanini); e Bissolândia, com Patrício Bisso.

Magda compôs também a trilha sonora de Os Lusíadas, produzido por Ruth Escobar e dirigido por Iacov Hillel, e regeu a Banda Sinfônica de Barcelona, que executou uma peça de sua autoria e foi comissionada pelo Festival de Música Experimental de Barcelona.

É produtora dos seis CDs e dos três DVDs já lançados pelo Mawaca, e autora de livros como ‘Outras terras, outros sons’ (em parceria com a pedagoga M. Berenice Simões) e com Heloísa Prieto escreveu o livro ‘De todos os cantos do Mundo’, publicação da Editora Cia. das Letrinhas.

O mais novo trabalho dirigido por Magda é o DVD Ikebanas Musicais com repertório japonês.

Curso ‘Pensando sobre as músicas’ com Magda Pucci
Onde: Fundação Ema Kablin
Duração: 6 encontros (sempre às quintas feiras)
Datas:  4, 11, 18, 25 de abril / 2 e 9 de maio
Horário: das 19h30 às 22h00
Valor para os seis encontros: R$ 600,00
Público alvo: Interessados em geral, músicos, alunos de graduação e pós-graduandos das áreas de música, educação musical, antropologia, história e geografia

www.emaklabin.org.br

Outras Postagens

Mawaca lança oitavo disco

Com repertório inédito, este projeto foca na essência formadora do grupo, iniciado há 27 anos, quando as vozes femininas ainda eram pouco ouvidas, delineando os

Veja mais

MAWACA LAB

O Mawaca inicia a exibição de uma série de vídeos em formato de oficinas, palestras e um podcast com integrantes da banda, mostrando os bastidores

Veja mais

Erro no banco de dados do WordPress: [Unknown column 'active' in 'where clause']
SELECT m.* FROM wp_mailster_mails m WHERE m.list_id in ( SELECT id FROM wp_mailster_lists WHERE active ='1' ) AND m.fwd_completed ='0' AND bounced_mail = '0' AND blocked_mail = '0' AND moderation_status >= '0' AND m.fwd_errors < ( SELECT max_send_attempts FROM wp_mailster_lists l WHERE m.list_id = l.id LIMIT 1) ORDER BY m.receive_timestamp