É hora de nos unirmos contra a #Covid19!
Povos indígenas de todo o Brasil estão se mobilizando para garantir alimentos, itens de higiene e limpeza, e recursos financeiros para suas comunidades durante o isolamento.
“Os indígenas estão vivendo uma situação calamitosa e a Covid-19 é uma ameaça séria para eles”, explica Magda Pucci, diretora musical do Mawaca.
Por isso, a banda apoia iniciativas em todo o país que estão reunindo doações de produtos e fundos para comunidades e aldeias mais vulneráveis a infecções respiratórias e que vivem longe de hospitais.
Diversas vaquinhas virtuais e contas bancárias foram disponibilizadas nas redes, cujas arrecadações serão direcionadas para os povos indígenas do Brasil. Saiba como e onde colaborar.
Rupestres sonoros
O universo indígena está presente no repertório do Mawaca desde o lançamento do seu primeiro trabalho, o CD ‘Mawaca Plus’, lançado em 1998 com uma performance musical aliada à exploração de novas sonoridades.
Na década seguinte, o Mawaca lançava o trabalho ‘Rupestres Sonoros: o canto dos povos da floresta’, uma arqueologia musical que reunia, em um mesmo CD, pinturas rupestres do Brasil e arranjos contemporâneos para canções tradicionais dos índios de Rondônia, do Xingu, Guaporé e Acre, entre outros.
Em agosto de 2011, o Mawaca sai em turnê pelo Norte do Brasil para um intercâmbio cultural com seis grupos indígenas da Amazônia.
Com a participação da cantora e pesquisadora Marlui Miranda, a banda visitou grupos dos povos Kaxinawá (Acre), Paiter Suruí, Ikolen-Gavião, Zoró e Karitiana (Rondônia), Kambeba e Comunidade Bayaroá (Amazonas). O convívio resultou na troca de ideias musicais e apresentações no espetáculo ‘Cantos da Floresta’ nos teatros das cidades de Cacoal, Ji-Paraná, Porto Velho, Rio Branco, Manacapuru e Manaus.
A turnê foi patrocinada pela Petrobras e o documentário realizado por Eduardo Pimenta foi selecionado para ser exibido na Womex World Music Film Screenings 2012 na Grécia.
VEJA VÍDEO
Ouça esta e outras canções do Mawaca nas redes de streaming: Spotify, Deezer e Google Play Music.