Está no ar o vídeo com a canção ‘Clandestino’ do músico francês Manu Chao, uma das faixas que compõem o DVD Rupestres Sonoros lançado pelo Mawaca.
Com arranjos de Magda Pucci, diretora musical do Mawaca, esta versão substitui as referências ao imigrante ilegal da África que ficaram famosas em todo o mundo na voz de Manu Chao e se transforma em uma homenagem aos índios que, como uma ‘raya en el río’, saem de suas aldeias para tentar um vida melhor nas grandes cidades. Clandestinos também são os seringalistas, fazendeiros e madeireiros que, ilegalmente, invadem terras indígenas, tomam como suas e provocam desmatamentos descontrolados.
O DVD Rupestres Sonoros foi gravado no Auditório Ibirapuera em 2008 e lançado no ano seguinte no Teatro do SESC Vila Mariana, em São Paulo.
Este trabalho é uma homenagem aos índios do Brasil e sua diversidade musical, ainda pouco conhecida do público brasileiro. Em Rupestres Sonoros, o grupo enveredou por uma arqueologia musical que reúne, em um mesmo trabalho, pinturas rupestres do Brasil e arranjos contemporâneos para canções tradicionais dos índios Suruí de Rondônia, Kayapó de Xingu, Pakaa Nova de Guaporé, Kaxinawá do Acre, entre otros.