astrolabiotucupira.com.brasil
Sobre essa obra
O CD astrolabiotucupira.com.brasil é o segundo projeto, lançado em 2000, que marca a busca do Mawaca pela ancestralidade das musicalidades originárias e migrantes reunindo canções de culturas que ampliam a geografia musical, através de músicas que chegaram ao Brasil nas várias ondas migratórias ao longo dos tempos, como a japonesa, a italiana, a judaica e a árabe. Esse projeto recria as tantas diversidades culturais que formam as identidades mestiças, atiçadas pelo tucupi, trazidas pelos ventos do oriente.
Dentre as 19 faixas do CD astrolabio tucupira.com.brasil destacam-se canções como Ladainhas, uma fusão entre um pastoril do Nordeste com um tema anônimo medieval; Ó de casa, canto de congada do interior de São Paulo; Koitchangaré, canto antropofágico dos Paiter Suruí; um divertido Cacuriá com a participação especial de Tião Carvalho, o canto das mulheres que maçam o linho Maçadeiras e a cantiga afro-brasileira Cangoma, imortalizada na década de 70 por Clementina de Jesus. Net medieval. Tramas étnicas. Links ancestrais.
A união do canto e a percussão fazem papel importante neste CD que apresenta uma parceria inusitada dos Meninos do Morumbi com o vocal das cantoras do grupo nas faixas Tambores de Mina, Maracatus criando um som forte e suingado.
Em contrapartida, Nana D’Aitoni apresenta a o lado lírico e suave resultante dessa união, através da cantiga de ninar da Córsega em canto solo de Angélica Leutwiller apenas acompanhado de um berimbau, tocado magistralmente por Armando Tibério. E na teia da delicadeza um cantiga infantil japonesa que se mescla a uma cantiga brasileira, Nihon Pizzi
E destaque especial para a participação da cantora portuguesa Né Ladeiras nas faixas Alvíssaras e Reis, trazendo ares de um Portugal popular para esse CD.
Cantoras
Angélica Leutwiller – voz
Sandra Oakh – voz
Cris Miguel – voz
Cristina Guiçá – voz
Magda Pucci – voz
Zuzu Leiva – voz
Susie Mathias – voz
Instrumentistas
Instrumentistass
Gabriel Levy – acordeom e harmonium
Ramiro marques – sax soprano e tenor
Ana Eliza – flauta e cello
Paulo Bira – Baixo
Armando Tibério – tablas, cajon, derbak, alfaia e pratos
Valéria Zeidan – frame, derbak, bodhrán, bendir, doyha, riq, pandeiro, tar, marcas e qarqab
Roberto Angerosa – bongô, derbak, cajon, congas, caixa, shakers, moringa, alfaia e triângulo
Participações especiais
Né Ladeiras; Meninos do Morumbi; Tião Carvalho ; Eduardo Contrera; Adriana Maresca
Encarte do Disco
Créditos
Produção Musical: Magda Pucci
Gravação: André Magalhães, Manno Penna e Marco Nogueira
Gravado no Estúdio Zabumba 1999 e 2000
Mixagem: André Magalhães
Masterização: Carlos Freitas – Classic Master
Design Encarte: Luciano Pessoa
Concepção do Encarte: Itamar Vidal, Magda Pucci e Luciano Pessoa
Textos: Magda Pucci
Revisão Textos em Inglês: Regina Juvenal
Produção: Ethos Produtora de Arte e Cultura Ltda.
Fotos da Capa: Itamar Vidal (Rupestres e Grafite); Imagem Rupestre – Sítio Lajedos de Soledade – Apodi – RN – Brasil; Grafite na Av. Sto Amaro – São Paulo – 1999