Conhecido por uma performance vigorosa e contagiante, o grupo Mawaca apresenta o espetáculo ‘Mekaron – Imagem da alma’ com participação especial de um grupo Kayapó da aldeia Moykarakô.
As apresentações acontecem no teatro do SESC Pompeia, nos dias 30 e 31 de março.
Baseado na pesquisa sobre cantos indígenas de Magda Pucci, esse show apresenta versões de músicas de diferentes povos indígenas e conta com as imagens do fotógrafo e indigenista Renato Soares (Imagens do Brasil) que vem registrando mais de 60 grupos por todo o Brasil. Renato é autor do projeto ‘Ameríndios do Brasil’ e já trabalhou com o sertanista Orlando Villas-Boas. As imagens serão projetadas pelo VJ Alexis Anastasiou.
Concebido por Magda Pucci, diretora musical, arranjadora, pesquisadora e cantora do grupo, ‘Mekaron – Imagem da alma’ apresenta arranjos contemporâneos sobre canções dos Paiter Suruí de Rondônia; Kayapó, Wari; Huni Kuin do Acre, Tupari de Rondônia, entre outros, mostrando parte da grande diversidade sonora indígena brasileira.
Parte do repertório deste show está no CD Rupestres Sonoros – O canto dos povos da floresta, trabalho do Mawaca que entrou no Top Five do World Music Charts Europe e ganhou excelente resenha na revista Songlines de outubro de 2009.
O destaque desse show será a participação especial de um grupo de Kayapó, também conhecido como Mebêngôkre. Esse grupo vive na aldeia Moykarakô da TI São Félix do Xingu/PA) no sul do Pará e irá apresentar cantos e danças tradicionais e ao final, fará a canção ‘Yo Paraná’ junto aos músicos do Mawaca. O povo Kayapó é muito conhecido por conta da atuação do líder Raoni que, no início dos anos 1990, esteve muito associado ao discurso ambientalista internacional.
SAIBA MAIS
“Mekaron – Imagem da Alma”
Dias 30 (21h) e 31 de março (18h)
Sesc Pompeia
ingressos de R$ 9 a R$ 30 (venda a partir do dia 19 de março no site do Sesc; e nas unidades a partir do dia 20 de março.
adquira seus ingressos: www.sescsp.org.br