mawaca-logotipo.png

Mawaca faz show a capella na ‘Casa de Francisca’, em São Paulo

AS MUITAS VOZES DO MUNDO

Índice do Post:

As cantoras do Mawaca apresentam um show intimista com apenas seis vozes e percussões tocadas por elas mesmas, com um repertório formado por cantos femininos de diversas partes do mundo. Com uma grande riqueza de timbres vocais, as cantoras do grupo passeiam por diversas tradições musicais e proporcionam ao público uma viagem por estéticas sonoras únicas.

O repertório do grupo é formado por músicas de diversas tradições mediterrâneas, balcânicas, africanas, japonesas, chinesas, temas ancestrais que possibilitam a pesquisa de  sonoridades múltiplas revelando as características étnicas locais buscando sempre estabelecer inter-relações com a música brasileira.

Com arranjos inovadores e criativos, o Mawaca apresenta uma música vibrante, pérolas do repertório mundial que foram transmitidas de geração em geração pela tradição oral. As transcrições e arranjos desses temas ancestrais são realizados por Magda Pucci que, além de desenvolver a pesquisa de repertório, é também responsável pela direção musical do grupo.

Flyer Vozes do Mundo, Kadosch

Nesse show, o grupo contará também com a participação do compositor francês Philippe Kadosch, conhecido no Brasil por suas colaborações com Tetê Espindola, quando produziu o CD VoxVoiceVoix e BabelEyes – línguas em extinção, álbum que traça um panorama que vai da Amazônia a Creta, a ilha grega situada no Mediterrâneo.

Ciente de que cada língua exprime uma diferente visão de mundo, Philippe defende a diversidade temendo um futuro de poucas línguas. Dessa forma inventou uma Babel sonora, que agora será interpretada pelas vozes do Mawaca.

Em sua visita ao Brasil, o compositor francês Philippe Kadosch apresentará também seus processos composicionais em palestras na PUC  e na UNICAMP. Kadosch se considera um compositor apaixonado pela etnologia e pela linguística, e vive se perguntando como é possível que, das 6.000 línguas faladas na Terra, uma morre a cada 15 dias.

Sua ideia é levar as línguas para onde elas nunca foram, para reviver uma outra forma, ganhar outros significados, em vez de desaparecer diante de nossos olhos.

SAIBA MAIS
Show “AS MUITAS VOZES DO MUNDO”
Mawaca a capella com participação especial do compositor francês Philippe Kadosch
ONDE: Casa de Francisca (Rua José Maria Lisboa, 190 – São Paulo)
QUANDO: 12 de março (sábado), às 21h
QUANTO:
R$ 53
www.casadefrancisca.art.br

⇒ Palestras com Philippe Kadosch no Brasil
Dia 9 de março, às 19h – PUC- SP (Rua Marquês de Paranaguá, 111 – sala 20 – São Paulo)
Dia 10 de março, às 14h – no Departamento de Música da UNICAMP (Grupo Vox Mundi a ser confirmado)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos uma política de Cookies em nosso site. Eles são usados para aprimorar a sua experiência. Ao fechar este banner ou continuar na página, você concorda com o uso deles. Ver Política do site.