mawaca-logotipo.png

Confira 5 hits do Mawaca para passar um Carnaval diferente

Eis que chega o mais cobiçado dos feriados brasileiros, mas como a gente sabe que não é todo mundo que quer curtir o ziriguidum da época, o Mawaca selecionou cinco sucessos da banda para você curtir um Carnaval diferente, em todos os cantos do mundo.

Em 21 anos de careira, o Mawaca gravou sete álbuns e quatro DVDs, e cantou em línguas como búlgaro, finlandês, japonês, mandarim, ladino, grego, idiche e suaíli. O repertório do grupo é formado por músicas de tradições mediterrâneas, balcânicas, africanas, japonesas, chinesas, resultado da extensa pesquisa realizada pela arranjadora e diretora musical do grupo Magda Pucci.

Desde que gravou seu primeiro álbum, em 1998, o Mawaca já cantou em mais de 20 línguas; apresentou-se no Rock in Rio, em 2001; apresentou-se no Theatro Municipal de São Paulo com a cantora portuguesa Né Ladeiras e Orquestra; fez a trilha sonora do espetáculo Os Lusíadas, de Camões, dirigido por Ruth Escobar; e realizou shows na Amazônia brasileira, Bolívia, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Grécia e China.

LEIA TAMBÉM: “Mawaca completa 21 anos de carreira”

Confira as cinco músicas que a gente escolheu para esse feriado:

⇒ JARNANA (Albânia)
Essa faixa do CD/DVD ‘Inquilinos do Mundo’ é uma canção tradicional de amor da Albânia e chegou aos ouvidos do Mawaca, em 2005, através de um jovem albanês que se refugiou no Brasil, após ser expulso dos Estados Unidos, onde se exilou, durante a Guerra de Kosovo.

⇒ Eh Boi! (Brasil)
Essa é uma das faixas do DVD ‘Pra Todo Canto’, gravado ao vivo no palco do SESC Pompeia em São Paulo, em 2005. Trata-se de um tema tradicional do Boi de Goianinha, recolhido por Mário de Andrade, e que o Mawaca transformou em um simpático baiãozinho minimalista.

⇒ Kali (Índia)
O texto é uma adaptação de duas orações tradicionais para Kali, deusa hindu. É uma das mulheres de Shiva, também conhecido como o deus da Destruição, e representa a fome insaciável do tempo que dá luz e depois o devora.

Essa canção está nos DVD e CD ‘Pra todo canto’

⇒ Soran Bushi (Japão)
Presente no repertório do DVD ‘Ikebanas Musicais’, essa canção é uma homenagem aos pescadores de Hokkaido, cantada para ajudar os trabalhadores a se manterem acordados durante vários dias sem dormir.

⇒ Tutu Évora (Brasil)
Essa música faz parte do CD-Plus Mawaca, o primeiro álbum da banda.

‘Tutu Évora’ é uma versão da cantiga de ninar tutu Marambá com um arranjo que remonta às mornas cabo-verdianas, muito cantadas por Cesária Évora. O solo vocal é de Cristiane Mariano e o piano é tocado por Magda Pucci.

Confira essa canção gravada pelo Mawaca e usado em animação russa:

Outras Postagens

Mawaca lança oitavo disco

Com repertório inédito, este projeto foca na essência formadora do grupo, iniciado há 27 anos, quando as vozes femininas ainda eram pouco ouvidas, delineando os

Veja mais

MAWACA LAB

O Mawaca inicia a exibição de uma série de vídeos em formato de oficinas, palestras e um podcast com integrantes da banda, mostrando os bastidores

Veja mais